Genuína Umbanda - Todos os direitos reservados. 2007 - 2019

Os Chacras

Autor: Lara Lannes

Equipe Genuína Umbanda

www.genuinaumbanda.com

Em sânscrito, a palavra chacra significa roda. São centros de energia de natureza etérea que captam e emanam energia.

São verdadeiros órgãos espirituais, localizados em nosso duplo etérico (corpo energético com uma vibração mais elevada e sutil que a do corpo físico denso e que envolve este completamente; ambos estão ligados por correntes de energia). Os chacras possuem forma espiralada que giram num vórtice em sentido horário, captando e distribuindo a energia vital por nosso corpo através das glândulas endócrinas, estabilizando nossas funções físicas.

Os chacras são responsáveis pelo bom funcionamento de nosso corpo físico e espiritual, na medida em que nos informam sobre a energia do mundo ao nosso redor, bem como estimulam nosso auto-conhecimento, alimentando nosso corpo com a energia vital do universo que eles recebem.

Essa energia é aquela que vem da Força Cósmica, da Força Divina, Criadora, límpida, cristalina, desprovida de impurezas. É essa energia, captada pelos nossos pontos de energia (chacras) que nos permite viver com saúde, com vontade de viver e felizes, para que usando nosso livre-arbítrio, de maneira positiva, equilibrada continuemos nosso caminho para a evolução.

Os chacras, como já dito, recebem e emitem energia. Funcionam de fora para dentro, de dentro para fora, como verdadeiros portais para nosso espírito. São janelas de nossa alma, refletindo o estado vibratório em que nos encontramos, através dos sentimentos que por nós está sendo emitido, ou absorvido pelo ambiente à nossa volta.

Cada centro energético está ligado a uma freqüência vibratória cada um com os seus atributos, com a sua cor ou freqüência, a parte do corpo que correspondem, determinados órgãos, funções e sistemas físicos, glândulas, plexo de nervos, a um dos elementos a que correspondem – Terra, Fogo, Água, Ar.

Quando um chacra, mesmo que dos menores, está em desequilíbrio, todo o sistema de chacras fica desequilibrado, pois eles estão todos inter-relacionados. Todos os chacras são igualmente importantes e necessários.  

Os chacras podem ainda receber energia do meio que nos cerca, e de pessoas, as vezes de forma amigável e outras roubando, como é o caso daqueles que não conseguimos ficar muito tempo por perto sem nos sentirmos cansados, sugados ou irritados. Pessoas menos desenvolvidas espiritualmente tendem a absorver mais energia do que doar, e as desenvolvidas têm mais energia saindo de seus chacras do que entrando.

Existem sete chacras principais, alojados ao longo da coluna vertebral, três inferiores (assim chamados porque localizados abaixo do coração: Chacra Raiz , Chacra do Hara e Chacra do Plexo Solar, três superiores (porque localizados acima do coração): Chacra Laríngeo, Chacra Frontal e Chacra da Coroa e um ao centro, o Chacra Cardíaco que é o ponto de encontro dos dois tipos de energia: Espírito e Matéria .

Eis uma breve descrição dos sete chacras principais (do sétimo ao primeiro):

 

Chacra da Coroa (7º)

Intuição

Situa-se no topo da cabeça, bem no centro, e é também conhecido como coronário. Relaciona-se com a glândula pineal (epífise), e está  diretamente ligado à espiritualidade, ao contacto com o Eu Superior, canalização e meditação. Fisicamente, rege a nossa cabeça e o sistema nervoso central. É através do chacra da coroa que entram no nosso corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de OXALÁ, sendo o dia de melhor absorção de influências a sexta-feira. O médium distingue esta influência por forte turbulência na nuca, tonturas, etc...

 

Nome Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas")

Chacra Frontal (6º)

Compreensão

Está localizado na testa, entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho ou terceira visão. Associa-se também à glândula pituitária (hipófise) e é responsável pela nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Pode-se compará-lo ao computador que registra no nosso cérebro as informações e sensações recebidas através do chacra coronário, para que as possamos compreender e dar-lhes forma através de pensamentos ou imagens. Desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. Às vezes, pode palpitar como um coração. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração das SENHORAS (Oxum, Iemanjá, Iansã e Nanã), sendo o dia de melhor absorção de influências o sábado. Forma uma flor de 48 pétalas, sendo o planeta regente a LUA, nas suas quatro fases. O médium distingue esta influência por forte turbulência na fronte, que ocasionam, às vezes, dores de cabeça.

 

Nome Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando")

Chacra Laríngeo (5º)

Criatividade

O quinto chacra situa-se na região da garganta e associa-se à glândula tiróide (e paratiróides) que, por sua vez, está ligada ao metabolismo do corpo. Este centro energético é responsável pela verbalização, pela comunicação da nossa verdade interior e pela respiração. Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. É através deste chacra que purificamos as nossas energias. Serve também de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao chacra coronário. Desenvolvido, facilita a psicofonia e a clauriaudiência. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de IBEJI (YORI ou CRIANÇAS), sendo o melhor dia de absorção de influências o domingo.  O médium distingue esta influência, pela sensação de estar carregando alguém sobre os ombros.

 

Nome Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")

Chacra Cardíaco (4º)

Compaixão

Localiza-se bem no centro do peito, entre os mamilos. É associado ao timo e é nele que se concentra a energia do Amor Incondicional, a nossa fonte vital. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial. Na Umbanda, este ponto corresponde à vibração de XANGÔ, sendo o melhor dia de absorção de influências a quarta-feira. O médium distingue esta influência pelo ritmo acelerado, que é impresso ao coração.

Nome Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")

Chacra do Plexo Solar (3º)

Poder

Este chacra localiza-se na zona da barriga, controlando toda a região do plexo solar. Está associado ao pâncreas. Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao Ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. Não é por coincidência que problemas emocionais causam sempre problemas digestivos. A emoção e a digestão estão intimamente ligadas. Desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de OGUM, sendo o melhor dia de absorção de influências a terça-feira. O médium distingue esta influência por distúrbios estomacais e intestinais, com azia e desinteria, em casos mais agudos.

Nome Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")

Chacra do Hara (2º)

Sensualidade

O chacra do hara ou sexual situa-se na região do baixo ventre e trabalha com a energia sexual e a criatividade. Associa-se às gônadas (Homem: testículos; Mulher: ovários). Está ligado também à produção da adrenalina e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza. Tudo o que criamos na nossa mente é ativado para se manifestar através deste centro de energia. Fisicamente rege os órgãos sexuais. Desenvolvido, estimula o funcionamento dos outros chacras. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de OXÓSSI, sendo o melhor dia de absorção de influências a quinta-feira. O médium distingue esta influência pela aparente falta de ar, é como se tivesse um torpor em todo o lado esquerdo, em consequência da expansão dos gases naturais internos.

 

Nome Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")

Chacra Raiz (1º)

Segurança

Este chacra, também conhecido como básico, está situado na base da coluna e encontra-se associado às glândulas supra-renais. Também está relacionado com a parte inferior do corpo, os pés, o ancoramento e os instintos físicos. É através dele que plantamos os nossos pés no chão e nos relacionamos com o mundo físico. É responsável pela absorção de energia da terra (energia telúrica, geoenergia, kundalini). Não é aconselhado, por muitos autores, o desenvolvimento deste chacra. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração das ALMAS (Almas, Pretos-Velhos e Exus) sendo o melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. O médium distingue esta influência pela aparente prisão ou dificuldade de movimento dos membros inferiores, assim como também a ativação dos reflexos biológicos controlados pelos órgãos abrangidos por este Chacra.

Nome Sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")

CENTROS (CHACRAS) DE IRRADIAÇÃO E RESPECTIVAS LINHAS NA LEI DE UMBANDA

Chacras - Coronário (Oxalá)

Cores no Corpo - Branco ou dourado

Vibrações de Cor Pura - Branco

Pétalas Etéreas - 48

Planeta Regente - Sol

Atributos - Fortaleza

Alternativas - Paciência ou Ira

Ativação Correspondente - Cérebro

Dia -

 

------------------------------------------------------------

Chacras - Frontal (Senhoras)

Cores no Corpo - Amarela com raias azuis

Vibrações de Cor Pura - Amarelo

Pétalas Etéreas - 48

Planeta Regente - Lua

Atributos - Respeito

Alternativas - Firmeza ou leviandade

Ativação Correspondente Fronte Sinus

Dia - Sábado

------------------------------------------------------------

Chacras - Cervical (Ibeji)

Cores no Corpo - Azul Violeta

Vibrações de Cor Pura - Vermelho

Pétalas Etéreas - 16

Planeta Regente - Mercúrio

Atributos - Entendimento

Alternativas - Esperança ou receio

Ativação Correspondente - Faringe e laringe

Dia - Domingo

------------------------------------------------------------

Chacras - Cardíaco (Xangô)

Cores no Corpo - Amarelo com raias azuis

Vibrações de Cor Pura - Verde

Pétalas Etéreas - 12

Planeta Regente - Júpiter

Atributos - Sabedoria

Alternativas - Humildade ou soberba

Ativação Correspondente - Coração Ap. Circ.

Dia -

------------------------------------------------------------

Chacras - Solar (Ogum)

Cores no Corpo - Amarelo / vermelho

Vibrações de Cor Pura - Laranja

Pétalas Etéreas - 10

Planeta Regente - Marte

Atributos - Justiça

Alternativas - Generosidade ou egoísmo

Ativação Correspondente - Fígado Ap. Disg.

Dia -

------------------------------------------------------------

Chacras - Esplênico (Oxóssi)

Cores no Corpo - Vermelho / Violeta vivo

Vibrações de Cor Pura - Azul

Pétalas Etéreas - 6

Planeta Regente - Vênus

Atributos - Conselho

Alternativas - Prudência ou relaxamento

Ativação Correspondente - Baço Supra Renal

Dia -

------------------------------------------------------------

Chacras - Sacro (Almas)

Cores no Corpo - Vermelho c/ ton. azuis

Vibrações de Cor Pura - Violeta

Pétalas Etéreas - 4

Planeta Regente - Saturno

Atributos - Pureza

Alternativas - Castidade ou Imoralidade

Ativação Correspondente - Pelvicos Ap. Genital

Dia -

logo-980x377-2.jpg